O cenário do espetáculo "Miniteatro Ecologico" já ilumina os olhares das crianças e dos pais, que abrem sorrisos quando tem início a magia dos icônicos bonecos do grupo Giramundo, que prende a atenção de todos. A apresentação especial no parque Municipal de Belo Horizonte encerra a turnê dos 50 anos de trajetória do grupo. Desde o mês de outubro deste ano, já são dezenas de apresentações dos 60 espetáculos do grupo. A trupe percorreu sete Estados brasileiros, encantando mais de 15 mil pessoas. Além de Belo Horizonte, as apresentações mobilizaram público no Rio de Janeiro e Duque de Caxias (RJ); Brasília; Recife (PE); Porto de Pedras (AL) e Carmópolis (SE).
"Estamos encerrando a turnê dos 50 anos, mas completamos 52 anos em 2022. O ciclo continua com a marca inicial, que é a busca pela pesquisa, pelo conhecer o mundo em que estamos. O modo de fazer bonecos do grupo ultrapassou o teatro, hoje trabalhamos com a editoração de livros, animação, educação infantil. A cada ano temos um olhar novo e novas pesquisas surgem", celebra o diretor Ulisses Tavares.
Criançada compareceu em peso para apresentação
A criançada era mais da metade do público na apresentação especial. A economista Fernanda de Paula, 44, e o filho Nino, de 3, não perderam um detalhe do espetáculo. "A história está conectada com a realidade de hoje e mostra a importância de cuidarmos da natureza, dos animais. O destaque para a nossa história e o nosso folclore mostra a responsabilidade em cuidarmos de nós e dos outros", reforça a economista.
Para a administradora Viviane Gontijo, 40, foi o melhor programa dos últimos tempos com os filhos Gustavo, 7, e Júlia, 3. "A forma lúdica como contam a história é importante para ensinar as crianças sobre cuidar da natureza. É um aprendizado para a vida", comemora Viviane. As crianças também ganharam um álbum com figurinhas autocolantes dos personagens e dos animais dos biomas apresentados.
Neste domingo (11) tem mais apresentações no parque Municipal de BH - em frente ao teatro Francisco Nunes. Serão três espetáculos: às 9h, Mata Atlântica; às 11h, Cerrado; e às 14h, Amazônia.
"Miniteatro Ecológico"
O “Miniteatro Ecológico” é um programa de educação ambiental itinerante dirigido ao público infantil. A série atua para a formação de uma consciência sustentável, ecologicamente responsável, sensibilizando a criança para o mundo natural, seus seres vivos, e a necessidade de se cuidar do meio ambiente. "Estamos vivendo momentos onde as urgências vão se apresentando e a questão ambiental está sempre em discussão. Lembrando que este espetáculo é de 2002 e foi crescendo," explica o diretor Ulisses Tavares.
Os biomas brasileiros e os problemas ambientais são o tema central da dramaturgia de cinco espetáculos, originalmente produzidos entre 2002 e 2006: “O Aprendiz Natural” (2002); “Mata Atlântica” (2003); “Cerrado”, “Amazônia” e “O Jardim Botânico” (2004); “Caatinga” (2006). A ideia de um teatro em miniatura foi concebida por Álvaro Apocalypse, fundador do grupo, em 1992, com o objetivo de apresentação em escolas.
Com os menores bonecos do Giramundo, a coleção de marionetes do Miniteatro Ecológico é numerosa: composta de animais originários das vegetações retratadas e personagens do folclore brasileiro.
Novos projetos
O diretor Ulisses Tavares abriu um pouco o baú de novidades do Giramundo para 2023. O grupo vai fazer participações na televisão e ainda haverá exposições itinerantes, revisitação de alguns espetáculos entre outros projetos novos e empolgantes.